Salve oh! terra

Salve oh! terra, formosa e bendita, paraiso com nome de Feira, toda cheia de graça infinita, és do norte à PRINCESA ALTANEIRA.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Memória de Feira de Santana

Uma das primeiras exposições
Salão Nobre da Prefeitura de Feira de Santana

Rua senhor dos passos

Praça Fróes da Motta em meados da década de 1950 (Antiga Praça General Argollo)


 Praça da Kalilandia

PRAÇA DA BANDEIRA 1929
Antigo Palacio do Menor

Antiga ponte Barão do Rio Branco










Antiga ponte Barão do Rio Branco

PÇA BANDEIRA ANOS 60

Missa campal na rua senhor dos passos

Igreja senhor dos pasos em construção

Igreja dos Remedios

Feira livre na senhor dos passos

Estação ferroviaria

Currais Modelo, onde Hoje é o Colégio M. Joselito Amorim

CASA DE JOÃO MARINHO

Avenida Senhor dos Passos em 1984

Asilio de Lourdes

a estação velha ainda em atividade. Anos 1930. Autor desconhecido

A estação atras e a esquerda da igreja. data e autor desconhecidos

A estaçaõ a esquerda da igreja. E atual Catedral Metropolitana de Feira de Santana



11 comentários:

Oldair Jose Silva de Assis disse...

Eu fico encantado com as imagens históricas de Feira,sinto falta dos casarões ruas e pessoas da época gostaria muito de ter vivido na aquela época mas agradeço a todos que registraram a historia de Feira. E contem comigo para lembra e sempre fala da historia.

Alcivan Araujo disse...

Tenho 42 anos de idade e 36 anos morando em Feira de Santana. Sinto uma saudade inexplicável dessa Feira que se perdeu no tempo... Pelo que sei e vi nas fotos elas foram tirada antes mesmo de eu nascer. Belas praças, pessoas educadas. Ela não deveria ser o que é hoje.... Infelizmente o tempo destrói o que houve de me melhor em nossas vidas. Feira, linda... Feira, antiga. Parabéns por nos proporcionar belas lembranças.

Anônimo disse...

Oi gostaria de saber se alguem pode me responder quais casarões de feira foram preservados e quais não foram preservados reapodam ou mandem o link obg

Anônimo disse...

Hoje, 20 de maio de2018, ano que vou completar os 93 anos, vendo esta página, deu-me vontade de desabafar. Nasci aqui. estudei 2 anos na Escola Normal, dei-xei os estudos para ir para a guerra espontaneamente. Terminada a guerra conheci o amor e casei-me. ainda no colégio Piedade e trabalhando num jornal, comecei a escrever poesias sem conhecer o que era poesia. A conselho de Catulo, comprei livros e aprendi, teoricamente, o que era poesia. Posteriormente escrevi dois pequenos livros de poesia. Nessa estrada juntei muito material sobre Feira de Santana, inclusive fotos. Em todas as ideias que tive de construir um Instituto Histórico, um Club Literário e dezenas demovimentos culturais, não deram certo. Poque? Feira tem 80% de analfabetos (parte formais) e do pouco que resta, 50% compram e vendem títulos que os engrandeçam. Na verdade Feira é uma Cidade Comercial, com uma bela, mas desconhecida história. Os velhos livros e fotos estão sendo devorados pelo cupins. Não existe um orgão para aproveita-los.Uma desgraça.

Anônimo disse...

Hoje, 20 de maio de2018, ano que vou completar os 93 anos. Vendo esta página, deu-me vontade de desabafar. Nasci aqui. estudei 2 anos na Escola Normal, deixei os estudos para ir para a guerra espontaneamente. Terminada a guerra conheci o amor e casei-me. ainda no colégio Piedade e trabalhando num jornal, comecei a escrever poesias sem conhecer o que era poesia. A conselho de Catulo, comprei livros e aprendi, teoricamente, o que era poesia. Posteriormente escrevi dois pequenos livros de poesia. Nessa estrada juntei muito material sobre Feira de Santana, inclusive fotos. Em todas as ideias que tive de construir um Instituto Histórico, um Club Literário e dezenas demovimentos culturais, não deram certo. Poque? Feira tem 80% de analfabetos (parte formais) e do pouco que resta, 50% compram e vendem títulos que os engrandeçam. Na verdade Feira é uma Cidade Comercial, com uma bela, mas desconhecida história. Os velhos livros e fotos estão sendo devorados pelo cupins. Não existe um orgão para aproveita-los.Uma desgraça.

Unknown disse...

Mostrarei aos meus pais, essas imagens históricas de Feira de Santana.

Adriana santos disse...

Tempo bom que não volta mais minha terra querida Feira de Santana a onde eu nasci foi criada Eu amo a minha terra eu amo meu povo só ferroso muito orgulho

Unknown disse...

Atualmente moro em São Paulo, más jamais esqucie essa cidade maravilhosa onde nasci e fui criado, saldades de tudo que vivi e aprendi neste lugar especial.Feira de Santana te amo.

Anônimo disse...

Pequenos enganos nos textos, precisam de correção.

Unknown disse...

Seria muito bom seguir o conselho desse senhor de 93 anos, que com seu desabafo, deu uma injeção de ânimo para o dono dessa página. Seria interessante, prospectar mais fotografias do acervo que tem Feira de Santana. Talvez até publicar um livro, com a memória da cidade.

Paulo Jackson Mascarenhas Oliveira

Unknown disse...

Nasci na rua da paz,e me criei na antiga av. Anchieta 18. Ainda alcancei as boiadas vindas de São Gonçalo, e Conceição da Feira, paravam na minha porta para descansar. Saudades desse tempo